SANE

Zelamos pelo conforto, segurança e tranquilidade do paciente em cada etapa da anestesia.

Reproduzir vídeo

Assista nosso vídeo explicativo

Informações para pacientes:

O principal foco do anestesista é garantir o bem-estar do paciente. Aqui, apresentamos informações cruciais tanto para os pacientes quanto para seus familiares e amigos.

Antes da cirurgia:

O paciente passa por uma consulta com o médico anestesista. Durante esse encontro, o especialista analisa exames recentes e questiona sobre medicamentos, fitoterápicos ou suplementos que estejam sendo utilizados, alergias, histórico prévio de anestesia ou cirurgia, consumo de tabaco ou álcool, além de esclarecer todas as dúvidas.

Durante a cirurgia:

O papel do anestesista é fundamental. Ele é responsável por monitorar constantemente o estado geral do paciente, incluindo nível de consciência, pressão arterial, pulso e respiração. Dessa forma, todas as funções vitais são mantidas em níveis seguros. O profissional está preparado para lidar com qualquer eventualidade que possa surgir durante o procedimento. A duração da anestesia varia de acordo com o tipo de intervenção cirúrgica, sendo que o anestesista a mantém pelo tempo necessário.

Após a cirurgia:

O paciente é encaminhado para uma Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos. Nessa fase de recuperação, que pode durar de alguns minutos a algumas horas, o paciente é constantemente monitorado pela equipe médica e de enfermagem. Ele pode ser transferido para a enfermaria ou receber alta assim que retomar a consciência, estiver com a dor controlada, sem náuseas ou vômitos, e com estabilidade respiratória e cardíaca garantidas.

Dúvidas Frequentes

Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma cirurgia, exame diagnóstico ou curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial , também chamada de regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com a anestesia regional, você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência , embora parte do seu corpo fique anestesiada. A anestesia dura o tempo necessário para que o cirurgião faça seu trabalho.

A anestesia é aplicada por médicos especialistas, que cursaram seis anos de medicina e mais três anos de curso de especialização. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você durante toda a operação (controle da pressão arterial, do pulso, do ritmo cardíaco, respiração e temperatura). Cuidam de tudo para que o cirurgião possa fazer o seu trabalho com tranquilidade. O anestesiologista é o verdadeiro guardião de sua vida durante e logo após a operação. Estará ao seu lado, durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre depois da anestesia.

Seu médico já deve ter conversado sobre anestesia com você. Porém , somente na consulta com o anestesiologista todos os esclarecimentos serão feitos. Após receber as informações e sanar suas dúvidas , você poderá ler e assinar o termo de consentimento, autorizando a realização da anestesia. Não aceite qualquer informação de pessoas não especializadas. Existem muitas fantasias e desinformações sobre a anestesia.

Os padrões de qualidade e segurança , a tecnologia avançada dos equipamentos e medicamentos, aliados à capacitação dos médicos anestesiologistas , tornam raras as complicações anestésicas. Evidentemente, como qualquer outro procedimento médico, existem fatores de risco, algumas vezes imponderáveis, que impedem que o risco seja igual a zero. Estes riscos podem ser decorrentes não apenas da anestesia, mas também da cirurgia e da condição clínica do paciente. Podem ocorrer complicações respiratórias (falta de ar, queda da oxigenação do sangue) , cardiovasculares (queda da pressão e arritmias cardíacas) e reações alérgicas. Entretanto, os anestesiologistas são profissionais habilitados no manejo dessas intercorrências.

É importante que o paciente saiba que o valor do honorário do médico anestesiologista depende da complexidade e duração do procedimento e não está vinculado à conta hospitalar e nem aos honorários do cirurgião. Se o paciente possui convênio pode verificar as regras, exceções e condições em relação ao pagamento dos honorários da anestesia. É recomendável que o paciente se informe antecipadamente, pois existem divergências na forma de cobertura destes honorários pelos convênios. Existem situações em que o paciente, mesmo internado pelo convênio , não tem cobertura da anestesia.